A prata é um metal precioso utilizado em utensílios, talheres, peças e em joias. No caso da joia, existem dois tipos de prata que são utilizadas: a 925 e 950. Muitos acessórios de bijuteria recebem banho de prata com objetivo de assemelhar sua aparência ao metal nobre. Porém, regularmente os revestimentos criam confusão entre o que é bijuteria das verdadeiras joias de prata. Confira as orientações a seguir que irão permitir você descobrir a diferença:
Primeira questão importante a ser analisada é a origem da joia. Saber a sua procedência e possuir o certificado de garantia da peça já reduz na maioria dos casos a dúvida de sua autenticidade.
As joias de prata que são feitas sob o padrão internacional devem possuir o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça a marcação “950”, “925”, “900” ou “800”. No Brasil o tipo de prata comercializada é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal. A prata 1000 (que é a prata fina ou a prata pura) é muito mole para ser produzido joia. Logo, são feitas misturas com outros metais para dar durabilidade. Estes números representam a porcentagem desta mistura (Exemplo: a prata 950 é 95% pura).
Um teste simples de fazer é utilizando imã. Como a prata não é um metal magnético, ela não pode reagir na presença do imã. Para facilitar, utilize um imã forte que permita identificar algum possível movimento do metal suspeito.
Para conferir se a joia possui ou não um revestimento, basta pegar uma lixa de unha e passar na superfície da peça. Busque lixar em uma parte pouco visível, pois caso a lixa retire o possível banho, a joia não ficará com aspecto danificado. O objetivo ao passar a lixa é observar se no local a cor mudou (para vermelho ou amarelo), pois indicará que não é prata.
Uma característica da prata é a oxidação (escurecimento) em contato com alguns tipos de substâncias químicas. Um produto comum que pode ser utilizado é a água sanitária.
Pegue a peça que está sendo analisada e pingue uma gota e observe a reação. Se dentro de alguns minutos a joia ficar oxidada significa que ela é de prata (ou o revestimento é de prata).
OBS.: Após o teste, para fazer a limpeza basta colocar em uma vasilha de alumínio com água, um pequeno pedaço de sabão de coco e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e ferver por alguns minutos.
Por fim, se não for possível analisar a autenticidade da prata com nenhum dos testes anteriores, o método mais seguro é levar a joia à um profissional de confiança para que ele possa dar o veredito.